sexta-feira, 11 de junho de 2010

Exortação.



Exortação....

PALAVRA DO SENHOR JESUS, ALERTANDO-NOS PARA O CHAMADO DO IDE, EM BUSCA DAS ALMAS PERDIDAS E SEDENTAS DA PALAVRA DE DEUS.

Ezequiel 34



1 E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: 2 Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Senhor DEUS: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas? 3 Comeis a gordura, e vos vestis da lã; matais o cevado; mas não apascentais as ovelhas. 4 As fracas não fortalecestes, e a doente não curastes, e a quebrada não ligastes, e a desgarrada não tornastes a trazer, e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e dureza. 5 Assim se espalharam, por não haver pastor, e tornaram-se pasto para todas as feras do campo, porquanto se espalharam. 6 As minhas ovelhas andaram desgarradas por todos os montes, e por todo o alto outeiro; sim, as minhas ovelhas andaram espalhadas por toda a face da terra, sem haver quem perguntasse por elas, nem quem as buscasse. 7 Portanto, ó pastores, ouvi a palavra do SENHOR: 8 Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que, porquanto as minhas ovelhas foram entregues à rapina, e as minhas ovelhas vieram a servir de pasto a todas as feras do campo, por falta de pastor, e os meus pastores não procuraram as minhas ovelhas; e os pastores apascentaram a si mesmos, e não apascentaram as minhas ovelhas; 9 Portanto, ó pastores, ouvi a palavra do SENHOR: 10 Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu estou contra os pastores; das suas mãos demandarei as minhas ovelhas, e eles deixarão de apascentar as ovelhas; os pastores não se apascentarão mais a si mesmos; e livrarei as minhas ovelhas da sua boca, e não lhes servirão mais de pasto. 11 Porque assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu, eu mesmo, procurarei pelas minhas ovelhas, e as buscarei. 12 Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que está no meio das suas ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas; e livrá-las-ei de todos os lugares por onde andam espalhadas, no dia nublado e de escuridão. 13 E tirá-las-ei dos povos, e as congregarei dos países, e as trarei à sua própria terra, e as apascentarei nos montes de Israel, junto aos rios, e em todas as habitações da terra. 14 Em bons pastos as apascentarei, e nos altos montes de Israel será o seu aprisco; ali se deitarão num bom redil, e pastarão em pastos gordos nos montes de Israel. 15 Eu mesmo apascentarei as minhas ovelhas, e eu as farei repousar, diz o Senhor DEUS. 16 A perdida buscarei, e a desgarrada tornarei a trazer, e a quebrada ligarei, e a enferma fortalecerei; mas a gorda e a forte destruirei; apascentá-las-ei com juízo. 17 E quanto a vós, ó ovelhas minhas, assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu julgarei entre ovelhas e ovelhas, entre carneiros e bodes. 18 Acaso não vos basta pastar os bons pastos, senão que pisais o resto de vossos pastos aos vossos pés? E não vos basta beber as águas claras, senão que sujais o resto com os vossos pés? 19 E quanto as minhas ovelhas elas pastarão o que haveis pisado com os vossos pés, e beberão o que haveis sujado com os vossos pés. 20 Por isso o Senhor DEUS assim lhes diz: Eis que eu, eu mesmo, julgarei entre a ovelha gorda e a ovelha magra. 21 Porquanto com o lado e com o ombro dais empurrões, e com os vossos chifres escorneais todas as fracas, até que as espalhais para fora. 22 Portanto livrarei as minhas ovelhas, para que não sirvam mais de rapina, e julgarei entre ovelhas e ovelhas. 23 E suscitarei sobre elas um só pastor, e ele as apascentará; o meu servo Davi é que as apascentará; ele lhes servirá de pastor. 24 E eu, o SENHOR, lhes serei por Deus, e o meu servo Davi será príncipe no meio delas; eu, o SENHOR, o disse. 25 E farei com elas uma aliança de paz, e acabarei com as feras da terra, e habitarão em segurança no deserto, e dormirão nos bosques. 26 E delas e dos lugares ao redor do meu outeiro, farei uma bênção; e farei descer a chuva a seu tempo; chuvas de bênção serão. 27 E as árvores do campo darão o seu fruto, e a terra dará a sua novidade, e estarão seguras na sua terra; e saberão que eu sou o SENHOR, quando eu quebrar as ataduras do seu jugo e as livrar da mão dos que se serviam delas. 28 E não servirão mais de rapina aos gentios, as feras da terra nunca mais as devorarão; e habitarão seguramente, e ninguém haverá que as espante. 29 E lhes levantarei uma plantação de renome, e nunca mais serão consumidas pela fome na terra, nem mais levarão sobre si o opróbrio dos gentios. 30 Saberão, porém, que eu, o SENHOR seu Deus, estou com elas, e que elas são o meu povo, a casa de Israel, diz o Senhor DEUS. 31 Vós, pois, ó ovelhas minhas, ovelhas do meu pasto; homens sois; porém eu sou o vosso Deus, diz o Senhor DEUS.

Vamos meditar juntos nessa palavra. A principio, ao meditarmos, verificamos que é uma palavra dura contra os pastores que esqueceram o propósito de seu chamado, de apascentar as ovelhas de nosso Senhor Jesus Cristo. Na Bíblia encontramos a passagem que apresenta um diálogo entre Jesus e Pedro, lá Jesus fala a Pedro a seguinte frase: “...Se me amas, apascenta as minhas ovelhas”. Esse é o principal chamado dos pastores, apascentar as ovelhas de Jesus, essa é a maior demonstração de amor para com Jesus, cuidar das ovelhas dele. E infelizmente muitos pastores se deixaram ser corrompidos pelo dinheiro, pela fama, e deixaram de apascentar as ovelhas, para apascentarem a si mesmos. Alguns, até deixaram de se preocupar com os fiéis da igreja para se preocupar com o dízimo que estes trazem para a igreja. É lamentável isso, mas existem pessoas distorcendo o evangelho para beneficio próprio. Mas Deus é taxativo ao dizer que irá tirar estas ovelhas do aprisco dos pastores maus, que não cumprem seu chamado, que não apascentam suas ovelhas, que as largam á sorte dos lobos. Mas Deus também dá uma esperança para as ovelhas, promete a elas que Ele mesmo será seu pastor, Ele mesmo irá apascentá-las, cuidar delas, curar as feridas, dar tudo o que elas precisarem. Deus está atento as nossas necessidades, Ele tem cuidado de nós. Se hoje não estamos contentes com a realidade do mundo ai fora, acho que cabe a nós orar pelos pastores das igrejas, não só da que congregamos, mas das demais denominações, e pelos demais lideres espirituais. Porque existem muitas ovelhas dentro dos apriscos sofrendo e não sendo confortadas, mas também existem muito mais ovelhas desgarradas e perdidas, esperando uma palavra de conforto, uma visita, uma ajuda, uma palavra de amor. Eu acredito que cabe a nós também e não só aos pastores, ir ao encontro destas ovelhas, a medida de nossas capacidades. Mas sempre orar por elas. Sempre que nossas forças não são suficientes, para ir ao encontro, devemos pedir a Deus para enviar quem possa ajudar a ovelha perdida. Mas fica aqui expresso que Deus irá julgar cada um de acordo com suas obras e suas responsabilidades, Ele nos disse, quanto mais nos for dado, mais nos será cobrado. Então, não devemos ficar de braços cruzados esperando que as ovelhas venham até nós se rastejando implorando ajuda. Na maioria das vezes elas estão totalmente indefesas e sem forças, não conseguem reagir, cabe a nós termos o discernimento de enxergar a fragilidade de nosso irmão e ir ao seu encontro ou enviar-lhe um auxilio.

Quanto aos pastores, espero que Deus tenha tocado em seus corações, e feito-os enxergar onde estão falhando, não estou aqui para julgar, não sou ninguém para isso, estou aqui para transmitir uma palavra que Deus colocou no meu coração e me incutiu a responsabilidade de transcrever aqui no blog, se você é um destes pastores que tem apascentado a si mesmo, que tem esquecido suas ovelhas, espero que você pare, reflita, peça perdão a Deus e recomece no ponto em que falhou, faça um novo caminho, uma nova historia, recomece seu chamado, agradando ao coração de Deus, demonstrando seu amor pleno, apascentando as ovelhas de nosso Senhor. Ainda há tempo de recomeçar. Há muitas almas esperando, sedentas pelas águas que fluem do Espírito Santo de Deus, e famintos do pão da vida. E se você não é pastor, mas tem um chamado pastoral, ou simplesmente conhece alguém que precisa de sua ajuda, vá ao encontro e apresente essa pessoa a Deus, independente de você poder ir até ela ou não. Deus sempre ouve as orações, e se você não puder ir ao encontro, suas orações chegarão até essa pessoa e Deus enviará quem possa auxiliar essa pessoa pessoalmente.



Espero que Deus te abençoe poderosamente, te dê sabedoria e discernimento para agir segundo a vontade do Senhor.



Bom há muito tempo Deus me deu essa palavra, mandando escrever sobre ela, mas, eu sempre relutei, porque essa palavra é dura e forte e pode causar revolta em algumas pessoas, mas Deus está no controle e quando Ele manda, temos que fazer. Uma exortação nem sempre é bem recebida. Mas Deus é Deus, e Ele me mandou várias vezes eu escrever, mas... relutei por muitas vezes, mas agora, resolvi escrever, porque afinal, se Ele manda, temos que obedecer.

Pois bem, depois de ler e reler essa passagem por completo pude perceber que não se trata apenas de um alerta aos pastores, mas um alerta geral, a todos nós, pois todos somos chamados a evangelizar, a buscar a ovelha perdida, a atender ao necessitado, dar pão ao que tem fome e água a quem tem sede, devemos sim levar uma palavra amiga as pessoas que estão precisando de apoio. Deus quer que façamos a nossa parte. Que Ele fará a Dele.

Que Deus te abençoe em nome de Jesus.

Obrigada Senhor por esta palavra... que confrontou a mim também.

Amém.





Um comentário:

Anônimo disse...

ola, MI, tudo bem!!
Olha eu aqui de novo lendo seu comentário, é muito edificador o que voce escreve, isso ja te disse e você sabe, você nesse post, tocou num assunto bem forte mesmo, bastante tocante, as veses reclamamos de pastores mas e nós o que temos feito. As veses os pastores esquecem das ovelhas e focam em outras coisas, dinheiro por exemplo, e outras coisas mais, fama, prestigio e por ai vai...

Mas lendo seu comentário, me identifiquei com esse versiculo

Porque assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu, eu mesmo, procurarei pelas minhas ovelhas, e as buscarei. 12 Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que está no meio das suas ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas; e livrá-las-ei de todos os lugares por onde andam espalhadas, no dia nublado e de escuridão.

É assim que Ele faz, quando Ele quer, quando Ele deseja.

Fica na paz e que o Senhor te ilumine sempre.