sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

*Pastores do Rebanho do Senhor Jesus*



Tu me amas? Apascenta minhas ovelhas.... João 21: 15 a 17. 

Ler a palavra que está em Zacarias 11, todo o capítulo. 
Palavra do Pastor Insensato. 

Deus tem uma palavra dura para aqueles que tem o chamado pastoral mas não tem cuidado das ovelhas que o Senhor os confiou. 

Abre, ó Líbano, as tuas portas para que o fogo consuma os teus cedros.

Geme, ó cipreste, porque o cedro caiu, porque os mais poderosos são destruídos; gemei, ó carvalhos de Basã, porque o bosque forte é derrubado.
Voz de uivo dos pastores! porque a sua glória é destruída; voz de bramido dos filhos de leões, porque foi destruída a soberba do Jordão.
Assim diz o Senhor meu Deus: Apascenta as ovelhas da matança,
Cujos possuidores as matam, e não se têm por culpados; e cujos vendedores dizem: Louvado seja o Senhor, porque tenho enriquecido; e os seus pastores não têm piedade delas.
Certamente não terei mais piedade dos moradores desta terra, diz o Senhor; mas, eis que entregarei os homens cada um na mão do seu próximo e na mão do seu rei; eles ferirão a terra, e eu não os livrarei da sua mão.
Eu, pois, apascentei as ovelhas da matança, as pobres ovelhas do rebanho. Tomei para mim duas varas: a uma chamei Graça, e à outra chamei União; e apascentei as ovelhas.
E destruí os três pastores num mês; porque a minha alma se impacientou deles, e também a alma deles se enfastiou de mim.
E eu disse: Não vos apascentarei mais; o que morrer, morra; e o que for destruído, seja destruído; e as que restarem comam cada uma a carne da outra.
E tomei a minha vara Graça, e a quebrei, para desfazer a minha aliança, que tinha estabelecido com todos estes povos.
E foi desfeita naquele dia; e assim conheceram os pobres do rebanho, que me respeitavam, que isto era palavra do Senhor.
Porque eu lhes disse: Se parece bem aos vossos olhos, dai-me o meu salário e, se não, deixai-o. E pesaram o meu salário, trinta moedas de prata.
O Senhor, pois, disse-me: Arroja isso ao oleiro, esse belo preço em que fui avaliado por eles. E tomei as trinta moedas de prata, e as arrojei ao oleiro, na casa do Senhor.
Então quebrei a minha segunda vara União, para romper a irmandade entre Judá e Israel.
E o Senhor disse-me: Toma ainda para ti o instrumento de um pastor insensato.
Porque, eis que suscitarei um pastor na terra, que não cuidará das que estão perecendo, não buscará a pequena, e não curará a ferida, nem apascentará a sã; mas comerá a carne da gorda, e lhe despedaçará as unhas.
Ai do pastor inútil, que abandona o rebanho! A espada cairá sobre o seu braço e sobre o seu olho direito; e o seu braço completamente se secará, e o seu olho direito completamente se escurecerá.


Zacarias 11:1-17

Nesse texto podemos ver o quanto podemos ser negligentes na obra do Senhor e que o Julgamento do Senhor poderá vir sobre nós, ou sobre todos aqueles que tem o chamado pastoral, e que tem como missão o cuidar das ovelhas do Senhor. 
Hoje em dia o que mais tem é pastores apascentando a si mesmos, ou seja, cuidando da sua própria vida, e deixando as ovelhas perecendo, adoecendo e morrendo sem apascentamento. 
Nesse caso, o Senhor mesmo ira apascentar as suas ovelhas, resgatando a desgarrada, curando as machucadas e apascentando as sem pastor. O Senhor é o bom pastor e Ele dá a vida pelas suas ovelhas. 
Nós temos que fazer a nossa parte, se temos o chamado de apascentar as ovelhas do Rebanho do Senhor, devemos faze-lo diligentemente e não relaxadamente. O tempo da vinda do Senhor se aproxima cada vez mais... que o julgamento do Senhor não seja pesado sobre mim... Eu quero sim Senhor, fazer a tua obra, de forma a agradar o teu coração. me ajuda Senhor, a fazer a tua vontade e não decepciona-lo. Perdoa-me, porque sei que tenho falhado e muito... me ajuda a ser diferente... Eis-me aqui... para fazer de mim um vaso de honra em tuas mãos. 
Que possamos de fato meditar nessas palavras e tomar posicionamento diante disso, O Senhor espera de nos atitude, mudança, um coração doador, intercessor e servo.
Que não sejamos um servo malvado e negligente! 
Que possamos ser um servo bom e fiel ao Senhor. 

Que Deus te ajude a descobrir teu chamado e te abençoe e o ajude a cumpri-lo. 
Em nome de Jesus. Amém. 
Almas esperam ansiosamente por uma palavra de ânimo.