Hoje pela manhã o Senhor me deu essa palavra para meditar João 21:15-19.
Essa palavra traz a seguinte mensagem:
João 21
...
15. Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros? Ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Ele lhe disse: Apascenta os meus cordeiros.
16. Tornou a perguntar-lhe pela segunda vez: Simão, filho de João, tu me amas? Ele lhe respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Pastoreia as minhas ovelhas.
17. Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: Simão, filho de João, tu me amas? Pedro entristeceu-se por ele lhe ter dito, pela terceira vez: Tu me amas? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo. Jesus lhe disse: Apascenta as minhas ovelhas.
18. Em verdade, em verdade te digo que, quando eras mais moço, tu te cingias a ti mesmo e andavas por onde querias; quando, porém, fores velho, estenderás as mãos, e outro te cingirá e te levará para onde não queres.
19. Disse isto para significar com que gênero de morte Pedro havia de glorificar a Deus. Depois de assim falar, acrescentou-lhe: Segue-me.
Então... Vamos analisar essa palavra e tentar trazer ela para a nossa vida pessoal.
Primeiro, vamos substituir o nome de Pedro pelo nosso. (Quem está lendo coloque seu nome)... Jesus te pergunta agora: __________ tu me amas?
Sim, Senhor... Apascenta as minhas ovelhas.
Mas... Aí vc pergunta:
Quem são as ovelhas?
O que é apascentamento?
Como eu devo fazer isso?
Ovelhas são todas as pessoas que precisam de ajuda, de uma palavra de conforto, de apoio, pessoas que não conhecem Jesus, ou conhece mas não tem uma vida de intimidade com Deus.
Ah, sim, entendi...
Mas e apascentamento? Apascentamento é o ato de cuidar dessas pessoas, como um pastor cuida de uma ovelha, ou seja, dar alimento, (aqui no caso seria alimento espiritual, falar de Jesus, ler a palavra de Deus, orar, ensinar o caminho certo, orientar....), protege (Aconselha, escuta os problemas, ajuda a encontrar uma solução, orienta para a pessoa buscar a Deus, a não buscar consolo nos vícios, etc.), cura as feridas, (conforta, consola, ora junto), tira os carapichos, (ajudar a pessoa a ser liberta das drogas, vícios, depressão, pecados, erros, prostituicao), mantém longe dos lobos que querem devorar, (que no caso podemos considerar os perigos do mundo, os enganos, as facilidades, as trapaças, os vícios, o adultério, a prostituição, etc.), E assim buscar uma vida de santidade e intimidade com Deus.
Você pode me dizer agora, ah mas não é fácil fazer isso, já tenho problema que chega, não dou conta nem da minha vida direito agora vou ter que cuidar de um marmanjo.... Pois é, só que na verdade você não vai levar essa pessoa pra sua casa e dar tudo de mão beijada pra pessoa não. Você vai ouvir a pessoa contar Os seus problemas e vai tentar ajudar como você puder, aconselhando, orando, confortando, orientando, para que essa pessoa possa por ela mesma caminhar com as pernas delas em direção a solução dos problemas que é Cristo. Se precisar de ajuda de um médico também, aconselhe a procurar um médico, mas na verdade as pessoas precisam de alguém que esteja disposta a ouvir, a orar junto, alguém que se importe com elas de verdade.
O mundo está carente de amor. As pessoas não se sentem mais amadas.
As coisas passaram a ser amadas e as pessoas a serem usadas.
Os valores se inverteram.
A pessoa tem valor pelo que tem $$ e não pelo que é, precisamos resgatar os valores cristãos.
Pessoas importam, vidas importam, precisamos dar atenção ao que elas falam, pensam e sentem.
Nem sempre vamos poder ajudar, nem sempre teremos as palavras certas para dizer, mas as vezes a pessoa só precisa alguém que a ouça, que ore com ela, que lhe diga eu lhe entendo, sei o que você está passando, conte comigo, vou orar com você.
Se importe! Ame e demostre esse amor pelo seu próximo.
Vidas estão se perdendo todos os dias por falta de amor.
Você tem ideia do quanto aumentou o índice da depressão desde o início da Pandemia? Você tem ideia de quantos suicídios aconteceram desde o início da Pandemia? Você tem ideia de quantos divórcios aconteceram desde o início da Pandemia? Quantos feminicidios? Quantos infanticídio? Quantos homicídios? Imagino que não, mas eu te digo, aumentou e muito!!!!
Quantas crianças ou jovens se matam porque não tem um convívio familiar saudável, porque passam dia e noite na frente de um celular sem ter um diálogo com sua família?
É de se pensar....
Nem tudo envolve dinheiro, mas tudo envolve decisão e atitude!
Você já conversou com seu vizinho hoje? Perguntou como ele está ou se está precisando de ajuda?
Você já convidou seu filho para sair dar uma volta no parque sem o celular? Você ainda tem assunto com seu filho?
Você sabe qual a dificuldade dele na escola? Sabe do que ele gosta? Sabe qual matéria ele se destaca?
Penso que está na hora de rever nossos valores e resgatar a família antes que ela se perca de vez.
Largue um pouco o celular e busque conhecer seus familiares, busque apascentar os que estão a sua volta. Depois que conseguir fazer isso, você estará apto a apascentar as demais ovelhas do Senhor.
Alimente-se de Cristo, aceite ele como teu salvador, leia a Bíblia, ore, tenha intimidade com Deus, busque resgatar a essência do amor na sua vida.
As ovelhas do Rebanho do Senhor estão em todos os lugares.
Comece hoje essa mudança, comece por você.
Deus abençoe.
By MBO.
Conheça o aplicativo de edificação espiritual. "Pão de Judá".