terça-feira, 20 de abril de 2010

FÉ!








Sabemos que sem fé é impossível agradar a Deus.... mas o que é realmente fé???

O que é fé para você?

O que representa ter fé para você?

Até onde você pode ir pela fé?

O que você pode alcançar através da fé?

Há limites para a fé?

Vejamos o que a Bíblia diz sobre a fé e os heróis da fé....

O que é fé?

O capitulo de 11 de Hebreus fala tudo o que precisamos saber sobre a fé.

No Versículo primeiro temos a definição do que é fé e os versículos que se seguem, apontam diversos personagens da Bíblia que agiram por meio da fé e o que aconteceu com cada um deles, mas todos eles foram honrados por Deus, por causa de sua fé obtiveram grandes vitórias, tiveram maravilhosas experiências com Deus, deixaram para nós grandiosos testemunhos e por isso foram chamados de heróis da fé.

Vou transcrever o texto aqui, para depois debatermos a respeito e compartilharmos experiências...

Hebreus Capítulo : 11



1 Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem.



2 Porque por ela os antigos alcançaram bom testemunho.



3 Pela fé entendemos que os mundos foram criados pela palavra de Deus; de modo que o visível não foi feito daquilo que se vê.



4 Pela fé Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho das suas oferendas, e por meio dela depois de morto, ainda fala.



5 Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte; e não foi achado, porque Deus o trasladara; pois antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus.



6 Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.



7 Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, sendo temente a Deus, preparou uma arca para o salvamento da sua família; e por esta fé condenou o mundo, e tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé.



8 Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, saindo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia.



9 Pela fé peregrinou na terra da promessa, como em terra alheia, habitando em tendas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa;



10 porque esperava a cidade que tem os fundamentos, da qual o arquiteto e edificador é Deus.



11 Pela fé, até a própria Sara recebeu a virtude de conceber um filho, mesmo fora da idade, porquanto teve por fiel aquele que lho havia prometido.



12 Pelo que também de um, e esse já amortecido, descenderam tantos, em multidão, como as estrelas do céu, e como a areia inumerável que está na praia do mar.



13 Todos estes morreram na fé, sem terem alcançado as promessas; mas tendo-as visto e saudado, de longe, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra.



14 Ora, os que tais coisas dizem, mostram que estão buscando uma pátria.



15 E se, na verdade, se lembrassem daquela donde haviam saído, teriam oportunidade de voltar.



16 Mas agora desejam uma pátria melhor, isto é, a celestial. Pelo que também Deus não se envergonha deles, de ser chamado seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade.



17 Pela fé Abraão, sendo provado, ofereceu Isaque; sim, ia oferecendo o seu unigênito aquele que recebera as promessas,



18 e a quem se havia dito: Em Isaque será chamada a tua descendência,



19 julgando que Deus era poderoso para até dos mortos o ressuscitar; e daí também em figura o recobrou.



20 Pela fé Isaque abençoou Jacó e a Esaú, no tocante às coisas futuras.



21 Pela fé Jacó, quando estava para morrer, abençoou cada um dos filhos de José, e adorou, inclinado sobre a extremidade do seu bordão.



22 Pela fé José, estando próximo o seu fim, fez menção da saída dos filhos de Israel, e deu ordem acerca de seus ossos.



23 Pela fé Moisés, logo ao nascer, foi escondido por seus pais durante três meses, porque viram que o menino era formoso; e não temeram o decreto do rei.



24 Pela fé Moisés, sendo já homem, recusou ser chamado filho da filha de Faraó,



25 escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus do que ter por algum tempo o gozo do pecado,



26 tendo por maiores riquezas o opróbrio de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa.



27 Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como quem vê aquele que é invisível.



28 Pela fé celebrou a páscoa e a aspersão do sangue, para que o destruidor dos primogênitos não lhes tocasse.



29 Pela fé os israelitas atravessaram o Mar Vermelho, como por terra seca; e tentando isso os egípcios, foram afogados.



30 Pela fé caíram os muros de Jericó, depois de rodeados por sete dias.



31 Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu com os desobedientes, tendo acolhido em paz os espias.



32 E que mais direi? Pois me faltará o tempo, se eu contar de Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de samuel e dos profetas;



33 os quais por meio da fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam a boca dos leões,



34 apagaram a força do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram forças, tornaram-se poderosos na guerra, puseram em fuga exércitos estrangeiros.



35 As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição;



36 e outros experimentaram escárnios e açoites, e ainda cadeias e prisões.



37 Foram apedrejados e tentados; foram serrados ao meio; morreram ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, aflitos e maltratados



38 (dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos e montes, e pelas covas e cavernas da terra.



39 E todos estes, embora tendo recebido bom testemunho pela fé, contudo não alcançaram a promessa;



40 visto que Deus provera alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados.





Tantas coisas aconteceram em nome da fé não é meu irmão e minha Irmã? Se paramos para pensar no que essas pessoas foram capazes de fazer na época em que Jesus peregrinou entre eles, por amor e obediência a Deus e a palavra dEle, somente baseados na fé... podemos tirar a conclusão de que nossa fé hoje não chega nem perto ao de um grão de mostarda... temos a advertência do próprio Jesus, a respeito de ter fé... enquanto realizava as curas e milagres seus discípulos o acompanhavam, mas quando tentavam realizar os mesmos feitos e não conseguiram, questionaram Jesus, o porquê deles não conseguirem fazer as mesmas coisas, já que eram seus discípulos e andavam com Jesus... porém Ele os instruiu dizendo: é por causa da pequenez da vossa fé... e ainda afirmou que aquele que tiver a fé do tamanho de um grão de mostarda, dirá ao monte, ponha-te daqui para acolá e ele se moverá e nada vos será impossível... o texto está lá em Mateus 17:20.

Há outros textos também que mencionam sobre a fé, um deles é... que a fé vem pelo ouvir, e ouvir a palavra de Deus.

Mas meu irmão... como os incrédulos irão crer e ser salvos se não há quem pregue?

Se não há quem queira anunciar o evangelho, as boas novas do Senhor?

“Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como porém invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam cousas boas!” Rm 10:13 a 15.

As vezes temos aquele medo de abrir a nossa boca, de anunciarmos o evangelho, de falarmos de Deus para as pessoas.

Eu confesso que tenho dificuldade em falar em público, me doou melhor escrevendo, por escolhi o Blog para falar de Jesus, é uma forma de fazer a minha parte, exercer meu ministério, edificar vidas, e... ir aos poucos rompendo os bloqueios da timidez de falar em público.

É complicado... ehheheh.

Eu me sinto a vontade com crianças... mas com outro tipo de platéia... misericórdia... só Deus na causa... não sei como vai ser... fiz uma tentativa só e foi um fracasso, travei... eheheh.

Mas Deus sabe o tempo certo para todas as coisas.

Ehehehe

Mas Deus há de me capacitar quando Ele quiser me usar.

“A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração, isto é, a palavra da fé que pregamos. Se com a tua boca, confessares Jesus como Senhor, e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para a justiça e com a sua boca se confessa a respeito da salvação. Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que nele crê não será confundido.” Rm 10:8 a 11.

Tenho tanta coisa para falar de fé...

Tenho testemunho para contar... de algo que vivi na pele agora, recentemente...

Alguns anos atrás, foi diagnosticada em mim uma enfermidade, e recebi a profecia de que seria curada, e que deveria tomar posse da benção, eu tomei posse e passei a melhorar e não tomei mais os remédios e também não fui mais ao médico, não esperei comprovar através de exames médicos a cura. Apenas agi pela fé...

Se fiz certo ou errado, cabe a Deus julgar, eu agi na melhor das intenções, realmente querendo fazer algo que a meu ver iria honrar a Deus, pela fé parei com o tratamento... e realmente fiquei 3 anos muito bem de saúde, só que recentemente, tive varias mudanças emocionais, alimentares, e inclusive peguei uma virose, que juntando tudo isso, deixei a duvida entrar no meu coração e o problema voltou a se manifestar... precisei ser internada as pressas, e voltar a tomar a medicação... eu creio que a palavra que me foi profetizada foi de Deus, creio também que Deus usa pessoas para nos transmitir mensagens, e creio também que recebi a cura, mas, só que, o tempo de realizar a cura completa é de Deus, e quando isso acontecer de fato, será comprovada pela medicina, para que todos vejam e creiam no milagre, para que o nome de Deus seja glorificado. Ele já me disse que a enfermidade não é para a morte, e sim para a Gloria de Deus, então eu vou esperar o momento certo chegar... e se você passa pela mesma situaçao, ou conhece alguém, ou já passou, ou se sente talvez um crente frustrado porque precisa tomar medicamentos, eu te digo, não se sinta, Deus usa a medicina, os médicos, os remédios para nos abençoar, o que seria de nós se não existissem os médicos, os remédios? Deus é o medido dos médicos, Ele é o todo poderoso, Onisciente e Onipresente, Ele sabe de todas as coisas, e as vezes, Ele põe mesmo um espinho na nossa carne para lembrarmos de que Ele é quem governa a nossa vida, e que dependemos dEle e que não temos nada do que nos gloriar, que ninguém pode roubar a Glória de Deus.... Eu tenho certeza, que se Deus quiser, Ele pode me curar... e se Ele quiser Ele vai... eu creio nisso... não para o meu bem estar apenas, mas para que o nome dEle seja Glorificado! Então, enquanto a cura não vem por completo, vou tomando meus remédios tranquilamente... me cuidando porque afinal temos a obrigação de cuidarmos do nosso corpo, que é o templo do Espirito Santo...

Eu creio em Deus, na sua palavra e nos seus milagres, eu creio firmemente que Deus ainda opera milagres hoje sim.... devemos ter fé de que Ele é o mesmo ontem, hoje e para sempre O será... devemos crer que Ele faz hoje as mesmas maravilhas que fez naquela época... é preciso crer e esperar... nunca desanimar.... porque a hora do milagre acontecer... é Deus quem determina!

Não esmoreça, não desanime, não deixe que sua fé desfaleça diante das dificuldades que se apresentam na sua vida... Tudo tem um propósito... não pense que é castigo... Jó sofreu muitas coisas, inclusive com enfermidade, no entanto, ele era um homem integro e reto e contudo que sofreu, ele não pecou contra Deus, e no final... Deus restituiu tudo com abundancia, muito mais do que ele tinha ou precisava.... Temos que crer que Deus está no controle, mesmo quando tudo esta difícil e não conseguimos ver aquela luz no fim do tunel, mesmo quando não conseguimos ver a solução, mesmo quando não temos mais força ... mesmo quando pensamos em desistir... temos que crer, que há um Deus que zela pela nossa vida, que nos ama e nos cuida e que vela para que a palavra Dele se cumpra... Entao meu irmão... mesmo que as coisas estejam dificieis, creia que Deus é contigo.. ore, coloque toda a tua ansiedade no altar do Senhor, derrame suas lagrimas aos pés de Jesus, desabafe, clame por Ele... e creia que para tudo Deus tem uma solução.. mesmo que você não esteja vendo.. peça para Deus te dar olhos capazes de ver alem do que o mundo natural te apresenta, peça para ver com os olhos da fé... e leia a bíblia, lá você encontrara as respostas que você procura, o conforto e consolo de que você necessita... Procure alegrar-se no Senhor, mesmo em meio as angustias... não to dizendo para você ser hipócrita, fingir uma falsa alegria e contentamento, não... mas peça a Deus aquela paz que excede todo o entendimento, a força que vem do Senhor, a alegria que vem do Senhor, para aprender a louvar a Deus em meio as dificuldades e a sorrir em meio as lagrimas.... Inclusive há um versículo que diz mais ou menos assim... “mesmo que a figueira não floresça e que os frutos da videira mintam... mesmo assim me alegrarei no Senhor da minha salvação...”

E nunca esqueça... que A FÉ HONRA A DEUS E DEUS HONRA A FÉ!!!! Só que a hora certa do milagre acontecer é Ele quem determina...

Paciência é uma virtude, e um fruto do Espírito Santo... Salmo 40:1 diz... “esperei com paciência no Senhor e Ele atendeu ao meu pedido de socorro...”Deus sempre escuta nossas orações, mas Ele prova nossos corações, e somente libera a benção quando Ele sabe que é o tempo certo para recebe-las, que não vamos colocar a bençao fora ou transforma-la em maldição... Deus é maravilhoso e sabe de todas as coisas... e Ele sempre tem o melhor para nós.. apropósito... há algo que aprendi com Deus e Ele tem me honrado quando tenho ouvido seu conselho e atendido a sua voz, eu creio que sempre temos que abrir mão de algo importante na nossa vida em prol de algo maior e melhor, na maioria das vezes, temos que abrir mão da nossa vontade própria para atender a vontade de Deus, apenas por obediência, e muitas vezes sem compreender os propósitos e planos de Deus, mas justamente somente pela fé e pela convicção de que sabemos que Deus sempre tem o melhor para nós, mesmo que este melhor nos seja desconhecido, devemos confiar de que o melhor de Deus ainda está por vir... Uma vez quando eu estava em um momento de dificuldade, que eu precisava tomar uma decisão importante da minha vida, mas estava difícil de tomá-la porque para obedecer a vontade de Deus precisaria abrir mão de algo que eu queria e gostava, que era importante para mim, pelo menos naquele momento e que eu realmente achava ser aquilo o melhor de Deus para mim... e ai questionei a Deus se realmente era direção de Deus, se era vontade de Deus, ou era vontade do meu coração enganoso... então pedi discernimento e direção.... e Deus me deu a seguinte frase, que eu nunca escutei em lugar algum, creio ter vindo direto dos lábios de Deus que diz assim.... “Abrir mão do que nos parece bom, para esperar o que é melhor, é uma atitude de fé.” Sabe, naquele momento senti que Deus estava provando a minha fé, querendo ver o que estava no meu coração e se realmente eu era capaz de abrir mão de algo que eu achava ser bom para mim, mas que realmente não era o melhor de Deus para mim... e mesmo assim, com dor no coração, eu resolvi obedecer... abrir mão, para honrar a Deus... e um dia, sei que Deus vai me honrar por ter tomado a decisão correta, mesmo sendo algo que eu não queria, meu coração queria outra coisa, mas meu temor a Deus, me levou a obedecer simplesmente... e um dia... meus amados, contarei o testemunho dos frutos da obediência! Para a honra e Glória de Deus!!!!

Deus nunca deixa de ouvir a oração do justo... e todas as lagrimas que do seu rosto cair, são colhidas pelos anjos do Senhor e transformadas em oração... Saiba que Ele te entende, te escuta e te atende... no momento certo, justamente em que suas forças humanas se esgotam, é que entra a força inesgotável de nosso maravilhoso Deus... por isso dizemos: É quando sou fraco, então que sou forte... porque a força não vem de nós, e sim de Deus!!!

Tenhamos paciência para esperar as promessas do Senhor se cumprir na nossa vida...

Muitas vezes não entendemos as coisas que nos acontecem, nos perguntamos porque, mas o certo é perguntarmos para que? Muitas vezes me perguntei porque da enfermidade na minha vida... e um dia Deus me respondeu o para que! Abri a Biblia e simplesmente estava lá.... “Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela”. (João 11.4) E alguns dias em seguida apareceu para mim a passagem que fala sobre o espinho na carne, sobre ter algum problema para nos lembrarmos do quanto Deus é paciente, bondoso e cuidadoso conosco... e essa mesma passagem do espinho na carne ((2 Coríntios 12:7-9), nessa passagem diz que quando Paulo pede para que lhe seja tirado o "espinho na carne" Senhor responde a Paulo... A TUA GRAÇA ME BASTA! E é exatamente isso que descobri... que a Graça de Deus me é suficiente! Porque sem a graça de Deus... minha vida já teria sido consumida muitas e muitas vezes... O Senhor é bom, maravilhoso e misericordioso... Não tenho palavras para descrever minha satisfação em viver na dependência e confiança de Deus. Acho que fé... vai muito além do que podemos descrever em palavras... mas acho que consigo definir simplesmente que ter fé em Deus e descansar realmente, é como uma criança que se atira nos braços (colo) de seu pai... na certeza de que estará segura e que não importa o que aconteça, ele irá segurá-la e não a deixará cair...

Há coisas que cabe a nós mudar, outras, somente Deus pode mudar, e ainda outras, que nos resta apenas aceitar, mas temos que ter a maturidade de pedirmos a Deus a coragem para mudarmos o que precisamos mudar, a paciência para aceitarmos aquilo que não podemos mudar, e a sabedoria para discernirmos uma coisa da outra...

O nosso Deus é poderoso!!!! Ele é o dono do tempo, Ele é soberano, onisciente, onipresente e onipotente...

E a Ele, somente a Ele pertence toda a honra e a Gloria para todo o sempre amém!!!!

Espero ter edificado a sua vida...

Tenho certeza que Deus falou ao seu coração através desta mensagem...

Que Deus o abençoe poderosamente...

Creia que o Senhor é contigo!!!

Ele tem o seu nome gravado na palma da mão Dele e todos os teus dias já foram projetados por Ele... Ele já te conhecia, desde antes de você nascer... Ele já havia te escolhido e já sabia teu nome... Ele já tem cuidado de você desde o ventre da sua mãe... então creia... que o Senhor é contigo... e verdadeiramente.. creia... que Até aqui nos ajudou o Senhor e continuará a fazê-lo sempre... porque apesar das nossas limitações, infidelidade, falhas e falta de fé... Deus continua sendo fiel a nós e as suas palavras... e se Ele prometeu que estaria conosco todos os dias ate a consumação dos séculos.... É certo que Ele estará!

Que Deus te abençoe poderosamente em nome de Jesus.