sábado, 11 de setembro de 2010

Obediência e Rebeldia!!!!


Obediência e Rebeldia!!!


Obediência e Rebeldia!!!






É impossível falar em obediência e rebeldia sem falar em autoridade. Vamos ver o que a Biblia diz sobre estas questões:



Obediência e Obediente.





É obediente aquele que obedece, aquele que está sujeito a ordens ou alguma autoridade, ou seja, que cumpre aquilo que lhe é ordenado ou instruído.





 Ef 6:1 “Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.”



 Fp 2:8 “E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.”



Todos nós devemos ser obedientes a Deus, a nossos pais e aos nossos lideres ou autoridades, sejam elas pastores, patrões, professores, ou seja a todas as pessoas que exercem domínio sobre nossas vidas e que de certa forma ocupam um posto mais importante seja por conhecimento ou reconhecimento. Devemos respeitar a todos os nossos superiores. Ser obediente é ser humilde e ser servo. Jesus foi e é o nosso maior exemplo de obediência, obedeceu ao seu pai nosso Deus, até a morte, e morte de Cruz. Sigamos o exemplo de Jesus, sejamos obedientes, mas isso não significa que você deva morrer numa cruz, de jeito nenhum, Jesus já fez isso por nós, por amor a nós e para que nós não precisássemos passar por isso, a nós cabe apenas respeitar nossas autoridades.





Rebeldia, Rebelião, Rebelde, Rebelar:



Rebeldia é sinônimo de desobediência;

Rebelião é um ajuntamento de pessoas rebeldes;

Rebelar é conspirar, planejar algo contra uma pessoa, com a intenção de prejudicá-la;

A rebelião é como o pecado de feitiçaria, tal conduta é reprovada pelo Senhor (1Sm 15:23; Pv 6:18);



Rebeldia e Rebelião

 Jr 14:7 “Posto que as nossas maldades testificam contra nós, ó SENHOR, age por amor do teu nome; porque as nossas rebeldias se multiplicaram; contra ti pecamos.”



 1Sm 15:23 “Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.”



Rebeldia é sinônimo de desobediência, é ir contra, desrespeitar, ignorar ordem, mandamento, instrução, poder ou autoridade, é se achar mais do que o outro ou auto-suficiente. Na palavra de Deus diz que o pecado de rebeldia é pior que o pecado de feitiçaria, ou seja, rebeldia é muito grave. Agora amado, não pense que rebeldia e rebelião é só desobedecer a autoridade, não é só isso, rebeldia também é pensar mal, é falar mal de nossa autoridade, isso também é desrespeitar a autoridade, isso também é pecado. E geralmente a rebelião provém do orgulho, pessoas orgulhosas são rebeldes, pessoas que não se submetem a autoridade, se acham mais do que os outros, pessoas que não acatam ordem, só querem mandar... são pessoas rebeldes. Satanás foi um anjo que provocou uma rebelião no céu, ele queria ser mais do que Deus, ele queria ser adorado, não queria adorar a Deus, ele queria poder, autoridade, e por seu orgulho e rebeldia, acabou por ser expulso do céu e com ele levou um terço dos anjos celestes. Então não há dúvida de onde procede a rebeldia e a rebelião, isso é uma atitude de quem se deixa levar pelas obras da carne, e pelos conselhos do diabo. Quem é rebelde e não se submete a autoridade que por Deus foi instituída, age contra a autoridade do próprio Deus!!!!





Rebelar = Conspirar

Rebelar é a mesma coisa que conspirar, é tramar algo, elaborar um plano contra... isso é muito sério, não é simplesmente deixar de fazer algo que lhe foi instruído, é estar contra essa pessoa e mais ainda contra o próprio Deus. Portanto se não estamos sujeitos a autoridade de Deus e a autoridade que por Ele foi constituída, estamos tristemente pervertidos, estamos contra Deus e a favor do pai da mentira, do mal em pessoa... isso é muito sério, temos que pensar mais sobre nossas atitudes, e sobre o real significado da rebeldia. Isso é pecado e o salário do pecado é a morte... morte física e morte espiritual... não há nada mais triste do que viver a vida e a eternidade sem a presença de Deus.



“Coração que maquina pensamentos viciosos” é a mesma coisa que pessoa que planeja uma cilada, é a mesma coisa que conspirar contra, ou seja, rebelar-se.” E tal conduta está relacionada nos itens das coisas que Deus abomina e aborrece, que está lá em Pv 6:16 a 19.



Rebelde

Não seja rebelde, ouça e obedeça a palavra de Deus. Seja obediente, Deus te dará a recompensa!!! Toda atitude tem uma conseqüência, se seus atos forem bons, e agradáveis a Deus a recompensa também será... caso contrário... pague o preço pela sua rebeldia e colha os frutos daquilo que você mesmo plantou. Você é livre para escolher seu caminho e tomar suas decisões, mas não tem poder para decidir quais as conseqüências de seus atos que você vai colher... isso é algo automático. Ou seja, ninguem planta morango esperando colher uvas... então se não quer más consequencias, não tenha más atitudes!!!!



O rebelde perde as bênçãos de Deus (Jr 29:32);



A conquista da terra prometida estava condicionada á obediência (Nm 14:8 e 9);



O povo rebelde não entrará na terra prometida (Nm 20:10 a 12);



Arão morre e não entra na terra prometida porque foi rebelde (Nm 20:24 a 26);



Moisés também morre sem entrar na terra prometida por causa da murmuração do povo que ele conduziu pelo deserto (Nm 27:12 a 14);



Povo que murmurou enquanto era sustentado e conduzido pelo deserto, andou 40 anos em circulo e não entrou na terra prometida, apenas a avistou de longe(Dt 1:34 a 37)



Um filho desobediente era castigado com pena de morte por apedrejamento (Dt 21:18 a 21);



 Nm 14:9” Tão-somente não sejais rebeldes contra o SENHOR, e não temais o povo dessa terra, porquanto são eles nosso pão; retirou-se deles o seu amparo, e o SENHOR é conosco; não os temais.”



 1Rs 13:26 “E, ouvindo-o o profeta que o fizera voltar do caminho, disse: É o homem de Deus, que foi rebelde à ordem do SENHOR; por isso o SENHOR o entregou ao leão, que o despedaçou e matou, segundo a palavra que o SENHOR lhe dissera.”



 Ed 4:15” Para que se busque no livro das crônicas de teus pais. E acharás no livro das crônicas, e saberás que aquela foi uma cidade rebelde, e danosa aos reis e províncias, e que nela houve rebelião em tempos antigos; por isso foi aquela cidade destruída.”



 Is 1:20” Mas se recusardes, e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; porque a boca do SENHOR o disse.”



 Is 1:23” Os teus príncipes são rebeldes, e companheiros de ladrões; cada um deles ama as peitas, e anda atrás das recompensas; não fazem justiça ao órfão, e não chega perante eles a causa da viúva.”



 Is 30:1 ”Ai dos filhos rebeldes, diz o SENHOR, que tomam conselho, mas não de mim; e que se cobrem, com uma cobertura, mas não do meu espírito, para acrescentarem pecado sobre pecado;”



 Is 63:10 ”Mas eles foram rebeldes, e contristaram o seu Espírito Santo; por isso se lhes tornou em inimigo, e ele mesmo pelejou contra eles.”



 Lc 1:17 “E irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto.”



 Rm 10:21” Mas para Israel diz: Todo o dia estendi as minhas mãos a um povo rebelde e contradizente.”



Mas Deus quer que sejamos obedientes, que nos arrependamos de nossos pecados (Is 1:16 a 20); (Is 30:1);



O Anjo Gabriel anuncia o nascimento de João, filho de Zacarias e de Isabel, um menino que virá ao mundo para converter o coração dos rebeldes á Justiça (Lc 1:13 a 20);



Autoridade

Jesus tinha autoridade, falava com autoridade, porque tal autoridade foi dada por seu PAI, por nosso Deus, e porque Jesus foi um filho obediente, que soube respeitar e ser submisso a vontade do Pai até o fim, e a obediência lhe dava autoridade para falar com as pessoas, a quem Ele ensinava enquanto esteve aqui na terra, a obediência, gera respeito, autoridade, que traz poder e unção. Se vivemos aquilo que falamos, temos autoridade para falar, ou seja, somos exemplo. Não podemos falar uma coisa e viver outra, se isso está acontecendo, algo precisa mudar ou mudamos nossa forma de agir ou mudamos nosso discurso. Não há como da mesma fonte jorrar água doce e água salgada, não há como servir a dois senhores, ou amaremos a um e aborreceremos a outro ou a verdade não está em nós... Obediência, respeito, verdade, amor, paciência, gratidão, mansidão, isso sim são atitudes condizentes de pessoas que querem seguir o exemplo de Jesus Cristo. Quem falava coisas que não vivia eram os escribas e fariseus, que foram muito criticados por Jesus.... e seus pecados não ficaram em oculto ao Senhor, e com certeza os nossos também não ficam. A tal da historinha "Faça o que eu digo e não faça o que eu faço, é conversinha pra boi dormir, é o perfeito discurso de um fariseu... de quem não dá o exemplo..." e infelizmente esse tipo de discurso não impoe respeito e não gera nenhum tipo de submissão, antes sim, desrespeito e descrédito... Seja exemplo antes de tudo!!! Cuide para que sua vida seja um motivo para outras pessoas se espelharem, para que todos vejam a presença de Deus em sua vida. Não procure encontrar defeitos nas outras pessoas, antes cuide da sua vida, para que suas atitudes não leve ninguém ao erro e nem induza ninguém ao tropeço.



Jesus tinha autoridade (Mt 9:6 a 8);



Os escribas e farizeus perguntaram de onde vem a autoridade de Jesus. (Mt 21:23);



Todos vêem a autoridade de Jesus (Mc 1:22 a 28);



Toda a autoridade foi instituida por Deus (Rm 13:1 a 7);



Devemos respeitar nossas autoridades (Col 3:22 a 25);



Devemos ser exemplo para outras pessoas (1 Co 9:27);



Deus deu autoridade para o homem dominar sobre a criação (Gn 1:28);



Todos devemos respeitar todo o tipo de autoridade que há sobre a nossa vida, não só os pais, mas também os lideres espirituais, os professores, os governantes de nosso pais, estado, município, os policiais, e as mulheres seus maridos. (1Pe 2:13 a 17);



 Mt 9:6 ”Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados (disse então ao paralítico): Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa.”



 Mt 21:23 ”E, chegando ao templo, acercaram-se dele, estando já ensinando, os príncipes dos sacerdotes e os anciãos do povo, dizendo: Com que autoridade fazes isto? e quem te deu tal autoridade?”



 Mc 1:22 “E maravilharam-se da sua doutrina, porque os ensinava como tendo autoridade, e não como os escribas.”



 Lc 4:36 “E Jesus o repreendeu, dizendo: Cala-te, e sai dele. E o demônio, lançando-o por terra no meio do povo, saiu dele sem lhe fazer mal.”



 1Co 9:27 ”Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado.”



 Sl 18:44 ”Em ouvindo a minha voz, me obedecerão; os estranhos se sub-meterão a mim.”



 Sl 47:3 ”Ele nos subjugará os povos e as nações debaixo dos nossos pés.”



 Gn 1:28 ”E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.”



 Lc 2:51 ”E desceu com eles, e foi para Nazaré, e era-lhes sujeito. E sua mãe guardava no seu coração todas estas coisas.”



 Rm 13: 1 e 2 “Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus.”



 1Co 14:32 ”E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas.”



 1Co 14:34 ”As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei.”



 1Co 15:28 ”E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então também o mesmo Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos.”



 Ef 5:22 ”Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor;”



 Cl 3:18 ”Vós, mulheres, estai sujeitas a vossos próprios maridos, como convém no Senhor”



 Tt 3:1 ”Admoesta-os a que se sujeitem aos principados e potestades, que lhes obedeçam, e estejam preparados para toda a boa obra;”



 1Pe 2:13 ”Porque assim é a vontade de Deus, que, fazendo bem, tapeis a boca à ignorância dos homens insensatos;”



 1Pe 3:1 ”Considerando a vossa vida casta, em temor.”



E tudo isso só porque esta é a vontade de Deus para a sua vida!!!!



Obediência traz benção para a sua vida, traz confiança, poder e autoridade.



Quem é obediente agrada o coração de Deus e assim recebe sua recompensa do próprio PAI, tendo suas orações atendidas e seus desejos mais íntimos realizados.



“Agrada-te do Senhor e Ele satisfará os desejos do teu coração.” Sl 37:4;





Lembre-se que respeito, temor, obediência e submissão, são atitudes que condizem com quem é digno do Reino de Deus e de quem quer passar a eternidade ao lado do PAI.



Seja luz e sal nessa terra!!!



Faça com que pessoas tenham fome e sede de conhecer o Deus que você serve!!!



Proclame o Reino de Deus!!!



Mostre a diferença, faça a diferença e seja diferente!!!



Que Deus te abençoe em nome de Jesus!!!



Seja Submisso a Deus e a SUA palavra, aos seus líderes espirituais e aos seus pastores, ao seu chefe, aos seus pais, as autoridades do seu Municipio, Estado e País, mesmo que essas pessoas não sejam crentes, respeite a autoridade que lhes foi dada, pois afinal toda a autoridade foi instituida por Deus... e devemos respeitar a posição em que eles se encontram. Mas lembrem-se sempre, que a autoridade máxima é Deus. Só não se submeta a autoridade humana no caso de uma ordem estar completamente contra os princípios Bíblicos, ou seja, se isso te induzir ao pecado, não faça o que sua autoridade mandou, mas explique seus motivos. E respeite a autoridade máxima que é Deus. Honre a Deus, que certamente Ele irá te honrar!!!